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terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Florence Nightingale ( Mãe da enfermagem)


FLORENCE NIGHTINGALE E O SURGIMENTO DA ENFERMAGEM PROFISSIONAL



“Florence Nightingale, uma das mais notáveis figuras femininas que a Inglaterra jamais produziu”. Lucy Seymer
· Carreira independente para as mulheres.
· Desfrute da liberdade social e economica.
· Impulsionou o progresso social da Inglaterra

Y 12 de maio de 1820. Villa La Columbia Florença – Itália.


FAMÍLIA
Pai: William Edward Shore, depois Nightingale. (1794–1875)
Mãe: Frances "Fanny" Nightingale née Smith (1789–1880).
Irmã caçula: Frances Parthenope Nightingale - Lady Verney (Y? 1890).


ERA VITORIANA:
Período entre 1837 e 1901 : Reinado da Rainha Vitória.
Florence: 17 anos.
Este período foi marcado pela Revolução Industrial e por grandes mudanças a nível económico, político, cultural e social.

Era Vitoriana - 1837 e 1901 não existia:

A MULHER DA ERA VITORIANA
Reinado da rainha Vitória - prevalece o recato feminino:
- Mangas coladas, crenolina e pesadas vestes.
- Muitas roupas e acessórios:
- Vários corpetes,
- Três ou mais anáguas,
- Vestidos com, às vezes, 20 metros de lã e cheio de adornos;
- Saia de armação,
- Pesado xale (quando saía de casa)
- Grande touca ou chapéu totalmente decorados.
TOTAL = 15 Kilos
- Aspecto frágil, vulnerável, algo entre criança e anjo (inocentes, tímidas, sensíveis...). E esse era o visual apreciado na época: mulheres com cabelos cacheados, pequenas, ombros caídos, boca pequenina, etc.
- Uma mulher ser cheia de vida, saudável não era algo muito apreciado na época, ao contrário o ideal era ser o mais apática e fraca possível.

MANEIRA DE EDUCAR AS MULHERES:
Em casa
Governantas ou mestres;
Escolas: mosteiros ou convetos;
Educadas para o casamento;
As mulheres ansiavam por oportunidades de educação, carreira profissional e maior participação nas decisões sociais.

EDUCAÇÃO RECEBIDA POR FLORENCE:
- Pai: formado em estudos superiores, conhecia bem : Matemática, História natural; História Geral; Filosofia; Literatura; Arte.
- Idiomas: latim, grego, frances, inglês, alemão, italiano

FLORENCE E A ENFERMAGEM
- Aos 17 anos: recebeu um chamado de DEUS.
- Percebeu sua vocação para cuidar dos doentes.
- Aos 30 anos: Cristo iniciou seu trabalho de salvação.
1. 1851: Alemanha, Diaconisas de Kaiserwerth.
2. 1852: Itália, Convento da Trindade do Monte.
3. 1853: França, Irmãs/Flihas da Caridade de São Vicente de Paulo – Hotel Dieu.
Grécia, Egito

Implementação dos estudos: Superintendente de uma instituição de mulheres doentes da alta sociedade Londres. Passou a ser conhecida como uma especialista acerca da saúde pública e de hospitais.


FLORENCE E A CONCRETIZAÇÃO DE SUA ASPIRAÇÃO
- Sidney Herbert: sercretário da guerra e amigo pessoal de Florence.
- Ampla cobertura jornalística: Indignação do povo inglês com o número de mortos na guerra devido as condições de saúde.
- Controvérsias ida de FN à Guerra da Criméia:
- CONVIDOU- SE ou FOI CONVIDADA


GUERRA DA CRIMÉIA
Duração: 1953 – 1956
Países envolvidos: Rússia e França, Inglaterra e Turquia
Motivos: Econômicos, políticos e religiosos. Os russos queriam aumentar suas possessões e ganhar uma saída para o Mediterrâneo, avançando sobre o território turco. Pretenções expancionistas russas.


RUMO À PENÍNSULA DA CRIMÉIA: PREPARATIVOS
Recrutamento de 38 mulheres.
Partida: 21 de outubro de 1854.
Base militar de Scutari.
Transporte dos feridos: barcos, 2 a 3 semanas (normal 3 a 4 dias), superlotados e sem condiçãões de higiene AS PIORES POSSÍVEIS:
Ø Cuidado prestado a mais de 1500 feridos.
Ø Excesso de feridos;
Ø Poucos sanitários;
Ø Excassez de alimento;
Ø Excassez de material para higiene;
Ø Falta de pessoal.
Ø Índice de mortalidade entre os feridos: 40%



ATUAÇÃO DE FLORENCE NA GUERRA
Ø Organização da cozinha e lavanderia;
Ø Limpeza do assoalho;
Ø Abertura das janelas;
Ø Troca de roupas de cama e vetimenta;
Ø Alimentação dos doentes (seleção, preparo e distribuição) ;
Ø Lavagem das mãos;
Ø Conforto espiritual e emocional;
Ø Uso dos conhecimentos de matemática e estatística.


APLICAÇÃO DA TEORIA AMBIENTALISTA
- Reputação de administradora e reformadora de hospitais.

O DESENVOLVIMENTO DO GRÁFICO DE PIZZA
- Estudos de matemática implementados por FN levaram a mostrar que: em 6 meses índice de mortalidade reduziu para 2%.
- Causas das mortes dos soldados durante a Guerra da Criméia:
- AZUL - "doenças infecciosas"
- VERMELHO - "feridas"
- PRETO - "outras causas"


A DAMA DA LÂMPADA
A lâmpada: símbolo da enfermagem

RESOLUÇÃO COFEN Nº 218: Aprova o Regulamento que disciplina sobre Juramento, Símbolo, Cores e Pedra utilizados na Enfermagem.

Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:
· Lâmpada: caminho, ambiente;
· Cobra: magia, alquimia;
· Cobra + cruz: ciência;
· Seringa: técnica
· Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde.


O RETORNO PARA CASA – HOMENAGENS
- Medalha da Rainha Vitória.
- Posto mais alto do exército britânico.
- 44 mil libras do Fundo Nightingale.


ESCOLA DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL SAINT THOMAS

Ø Funcionava uma Escola de Medicina: clínicas necessárias à prática do novo sistema de educação das enfermeiras.
Ø Curso, de um ano de duração, consistia em aulas diárias ministradas por médicos.
Ø Modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente.
Ø Disciplina rigorosa, do tipo militar;
Ø Seleção rigorosa: físico, moral, intelectual e aptidão profissional.

Ø Início: 9 julho de 1860 com 15 alunas; Considerado o dia da fundação da Enfermagem Moderna.
Ø Diretora: Sara Elizabeth Wardroper; que já era diretora da assistência de enfermagem no Hospital Saint Thomas;
Ø Florence permaneceu por muito anos selecionando as candidatas;
Ø Publicou inúmeras obras entre folhetos e livros.
Ø “Lady-nurses”: alunas de elevado nível intelectual e social que tinham maior capacidade para ensinar.
Ø “Nurses”: alunas com menor isntrução social que estava mais voltada para as atividades do cuidar direto com o paciente.


O LEGADO DE FLORENCE
- Personalidade forte, visão e a habilidade prática para a organização;
- Deu a Enfermagem os poderosos fundamentos , os princípios técnicos e educacionais e a elevada ética;
- Impulsionaram a profissão e criaram oportunidades impensáveis anteriormente;
- ENFERMAGEM: não mais atividade empírica, desvinculada do saber especializado, mas uma ocupação assalariada que vem atender a necessidade de mão-de-obra nos hospitais, constituindo-se como uma prática social institucionalizada e específica;
- Suas diplomadas difundem a Enfermagem Moderna pelo Mundo.

Nasceu12 de maio de 1820 – morreu 13 de agosto de 1910

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